Pesquisa Qualitativa (Focus group) – 2025 Rádios Comunitárias
OBJETIVOS E METODOLOGIA
- Avaliar a programação das emissoras focadas coletando subsídios para seu aprimoramento.
- A metodologia utilizada foi qualitativa – focus group (realização de discussões de grupos on line).
- Os grupos foram recrutados a partir de listagens fornecidas pelas emissoras participantes.
- Foram realizadas 20 reuniões on line (Focus Group) com ouvintes de programas veiculados por emissoras de rádios comunitárias da Grande São Paulo.
- As reuniões tiveram início no final de 2024 (dezembro) e se estenderam durante o primeiro semestre de 2025.
- Cada reunião abordou um programa / emissora.
- Os tópicos abordados foram:
– Quantidade de episódios ouvidos
– Devices utilizados para ouvir ao programa
– Formato do programa
– Aspectos que impressionaram
– “descobertas” feitas ao ouvir o programa
– Oportunidades de melhorias
– “Conselho(s)” para a emissora (geral)
– Sugestões de temas (para novos programas)
EMISSORAS FOCADAS
- As emissoras focadas foram:
– Águia Dourada
– Alvorada
– Casa Verde
– Caminho para a vida
– Cantareira
– Conexão
– Dalila
– Everest
– Futura
– Itaquera
– Inteiração
– Jaraguá
– Libertação
– Onda
– Paz
– Star Sul
– Soul Vida
– Tiradentes
– Tucuruvi
– Vila Alpina