Rádio ITAQUERA FM

Pesquisa qualitativa (focus group)
Programa: “cantigas de roda, sua origem e representação ”
Emissora: itaquera
Data: 06.02.2025 (20h00)
Qtde. Participantes: 5

PERFIL DEMOGRÁFICO DO GRUPO

  • A reunião foi realizada virtualmente na noite do dia 06.02.24 (20h00)
  • O grupo estava composto cinco (5) pessoas: duas (2) mulheres e três (3) homens com idades entre 18 e 51 anos

EPISÓDIOS OUVIDOS E DEVICE UTILIZADO

  • Foram ouvidos entre 3 e 5 episódios do programa

VERBATIM

  • Eu ouvi 3 episódios e o aparelho que eu uso é o SAMSUNG A2, meu aparelho de celular. Eu ouvi na hora que estava indo ao ar e posteriormente porque aqui na residência que eu moro tem umas crianças e a gente até coloca para dar uma sossegada nas criancinhas. Tem umas cantigas infantis muito boas.
  • De 3 a 5, por aí. Foi no celular também. Eu não lembro se foi na hora ou se foi depois. Foi numa tardezinha. Eu acredito que foi depois.
  • Eu ouvi 4. No meu celular. Posteriormente.
  • Escutei 3. Pelo computador. Eu recebi através do WhatsApp no navegador e abri. Escutei depois.
  • Escute 4 pelo celular. Posteriormente.
  • 3. Pelo celular.

AVALIAÇÃO – DO QUE GOSTOU

  • Os participantes do grupo gostaram do programa alguns aspectos destacados foram:
    – A explicação sobre a origem da brincadeira
    – O fato de poder mostrar para as crianças como era
    Por evocar a memória

VERBATIM

  • Eu gostei porque são brincadeiras antigas que não são usadas mais e passando na rádio dá para colocar para as crianças ouvirem. Gostei também que ela explicou a história das cantigas.
  • Gostei que a memória da gente vai lá atrás na nossa infância e hoje em dia não é mais cantada como antigamente. Meu filho lembrou do prezinho dele, foi muito legal.
  • Eu gostei principalmente das cantigas, são coisas que hoje em dia a gente não vê mais. Nem mesmo em creche e no EMEI que eu tenho um menino que saiu de lá agora e são coisas que não são mais praticadas nas creches. Então a gente vendo esses episódios faz a gente relembrar e também transmitir para eles algo interessante no que a gente passou para eles terem memórias boas, mostrar que a gente teve um histórico de vida bom e que é o oposto do que está sendo ensinado hoje. Assistindo com eles, fazendo com eles (filhos) eu gostei muito.
  • Eu achei bem interessante a forma como trouxe a informação e informa muito bem sobre a origem que tem as brincadeiras, o impacto que tem na vida das crianças e eu achei bem interessante isso.
  • Dessas cantigas aí é tudo da minha época porque eu tenho 51 anos, eu tenho um filho de 8 anos e aqui no quintal tem um monte de priminhos dele até mais novos, com 4 anos e quando eu coloquei isso aí e expliquei a brincadeira como era. Isso foi uma fase boa da minha infância que já ficou amortizado, entendeu? Hoje é tudo diferente.
  • As coisas eram muito diferentes do que são hoje, hoje é só vídeo game, celular, ninguém quer saber mais disso. E as crianças ficam curiosas para saber como era.

FORMATO DO PROGRAMA

  • O formato do programa foi apreciado por:
    – Entregar as informações ao ouvinte de um modo claro (“para que ele absorva sem se confundir”)
    – Ser bem elaborado
    – Pelas explicações apresentadas

VERBATIM

  • O formato do programa é bom, apesar que eu sou leigo para falar.
  • O programa entrega informação para o ouvinte de forma bem desenvolvida, o ouvinte não se confunde na hora de absorver a informação que o programa passa. Isso é um ponto muito positivo tanto para o ouvinte como para quem produz porque a impressão que é passada é muito boa.
  • A informação passada consegue ser bem absorvida.
  • Gostei bastante, canta as cantigas, mostra a cultura, mostra a história numa parte mais teórica.
  • Eu gostei bastante do formato, das explicações referentes ao conteúdo, os conteúdos também é de bom proveito tanto para nós adultos como para estar transmitindo para as crianças. As explicações também eu achei para nós adultos que estão assistindo interessantes, porém fica muito para o meu filho que tem 8 anos as explicações ficam bem vagas porque os detalhes, ele só vai para o conteúdo das canções cantadas.
  • Achei muito bem elaborado, fez a gente recordar o passado.

O QUE MAIS IMPRESSIONOU

  • Os participantes do grupo se impressionaram com o programa porque:
    – Possibilitou recordar as cantigas
    – Mostrou a história das cantigas e suas origens
    – Deu explicações sobre a época
    – O fato de “uma rádio ter hoje em dia, uma programação como esta”

VERBATIM

  • Foi ouvi as cantigas, recordar. Recordar é viver, eu gostei muito.
  • Foi a história mesmo que eu nunca tinha ouvido.
  • O que me impressionou foi no sentido de uma rádio hoje em dia ter uma programação como essa, entendeu? Eu na minha idade não me recordo de uma rádio ter um espaço na programação para isso. Isso me surpreendeu bastante e eu espero que eles continuem muito tempo com essa programação.
  • Foi receber informações sobre a cultura, de como chegou ao Brasil, foi uma coisa veio de fora não foi criado aqui no Brasil. Isso foi uma coisa bem interessante. O tipo de coisa que consegue prender o ouvinte ao conteúdo.
  • As explicações no sentido, as explicações de épocas, o histórico no caso. As origens, não é. A gente só ouve hoje em dia e o programa deixa bem especificado as origens.

O QUE “DESCOBRIU” OUVINDO AO PROGRAMA

  • A principal descoberta feita pelos participantes do grupo foi que as cantigas têm origem européia (achavam que fossem brasileiras)

VERBATIM

  • As cantigas eram todas as que eu já conhecia da minha época. Não tem nada que eu descobri que eu não sabia.
  • Para mim parecia que as cantigas antigas eram brasileiras e aí eu descobri que eram europeias.
  • Nada, não.
  • A mesma coisa: eu não sabia que veio da Europa, de Portugal, da Espanha. Foi a informação mais chocante que eu não sabia.
  • Eu não sabia que algumas cantigas eram de fora.
  • Na verdade, assim nada. Poderia ter mais conteúdo em cada programa porque é bem agradável de ouvir. Mais música.
  • Para mim as informações foram passadas de forma bem compreensível o problema é que há um desequilíbrio entre as músicas e a narrativa.

AVALIAÇÃO – O QUE PODERIA MELHORAR

  • Algumas oportunidades de melhoria foram apontadas:
    – Narração foi considerada lenta
    – Haveria trechos com muita música
    – Como são músicas conhecidas poderiam tocar apenas um trecho da música
  • Foi dada uma sugestão
    – Fazer mais programas, com mais canções, cantigas

VERBATIM

  • Eu achei a explicação dela um pouco lenta, não sei se para criança isso é bom ou é ruim. Talvez se fosse um pouco mais rápido seria melhor. Ela falou devagar.
  • Uma coisa que eu falo é que nos áudios, a explicação é bem lenta, mas bem lenta mesmo. Deveria ser um pouco mais rápida e uma explicação um pouco mais simples de entender também.
  • E se eles puderem diversificar mais, colocar mais cantigas porque o meu filho e os meninos aqui gostam. Fazer mais programas se puder.
  • Eu não tenho o que reclamar, foi tudo bom, tudo tranquilo.
  • Não sei se seria melhor para as crianças se a narração fosse mais rápida.
  • Tem trechos que têm muita música, músicas que as pessoas já conhecem, não tem necessidade de ter um trecho muito grande (de música) ocupando o programa. De resto a narrativa é muito boa, bem elaborada.

PROGRAMAS SEMELHANTES

  • Não foram lembrados / mencionados programas semelhantes

VERBATIM

  • Nunca, que eu me lembro em rádio nunca. Nunca nem mesmo numa rádio comunitária. O que a molecada hoje vê é YOUTUBE.
  • Como eu não sou um grande entusiasta do rádio eu digo que não mas eu já vi em outras rádios eles tentarem trazer essa integração com o público mas dessa forma não.
  • Trazendo, tratando a cultura brasileira eu posso dizer que não, que eu nunca vi isso antes.
  • Geralmente são nessas rádios que a maioria das pessoas conhecem, mas não é tão comum essa integração com o público.
  • Na verdade, eu nunca ouvi nada parecido ou semelhante ou igual a esse programa.
  • Também não.
  • Não, em rádio ou é só de música ou só de notícia. Eu já ouvi podcast com alguma história de ciência relacionada.

SUGESTÕES DE TEMAS (NOVOS PROGRAMAS)

  • Algumas sugestões para novos programas foram dadas:
    – Brincadeiras antigas e novas (explicar o “funcionamento”)
    – Novos programas com mais cantigas
    – Programa sobre desenhos animados dos anos 70 e 80 (história etc.)

VERBATIM

  • Eu também gostaria de ver outros temas com outras brincadeiras também. Com a história dessas brincadeiras acho que seria interessante.
  • Brincadeiras antigas, novas. Explicar como funciona.
  • Ter programas com mais cantigas.
  • Essa ideia de ter uma interação com o público para mim é bem interessante, é uma forma de prender a atenção do público para ficar ali prestando atenção.
  • Mais brincadeiras seria uma ótima ideia como ele disse.
  • Eu não tenho assim nenhuma sugestão.
  • A minha sugestão hoje seria referente ao meu filho de 8 anos.
  • Mais voltado para as crianças de hoje em dia porque é só correria da escola para casa, se tivesse um conteúdo visando a gente interagir com os filhos seria muito bom. Hoje as crianças estão mais para celular, joguinhos online. Seria um ensinamento para a gente interagir com os filhos antes de dormir, um programa para pais e filhos (interagirem).
  • Nessa linhagem de cantigas infantis se a rádio puder trazer mais coisas nesse segmento seria bom.
  • Programações dos anos 80, anos 70. Aqueles desenhos bem antigos do sítio do pica pau amarelo (sic), esses desenhos muito antigos. Existiam desenhos, o nome do desenho, a forma como era. Os desenhos de hoje é só luta e briga. Passa muito pouco desenho na televisão, os canais que passavam pararam.
  • Melhorar na divulgação da programação. Muita gente não sabe dessa programação.
Divulga RadCom Sp