Sobre a Pesquisa das Rádios Comunitárias 2020
A pesquisa Divulga Radcom é resultado da 3a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. O seu objetivo é entender como as rádios comunitárias estão inseridas no dia-a-dia dos ouvintes, verifi cando o engajamento, a relevância dos conteúdos produzidos pelas emissoras para as suas comunidades e avaliando a adequação da grade de programação, às expectativas da população paulistana.
Metodologia de Pesquisa
Perfil do Participantes
Meio
- Maioria ouve rádio todos os dias (principalmente nos dias úteis)
- É frequente ouvirem na ida e volta do trabalho, mas há também os que ouvem durante o trabalho (comércio) e em casa
- Os ouvintes das rádios comunitárias escutam também emissoras comerciais.
As mais citadas, pela ordem, foram:
Jovem Pan
Transcontinental
Gazeta
Antena 1 e Alpha
Nativa/ Metropolitana / CBN
As rádios comerciais são ouvidas como complemento das comunitárias (notícias da cidade / país etc.)
Hábitos
- As rádios comunitárias são ouvidas principalmente porque:
Trazem informações sobre a comunidade / bairro
Credibilidade (devido à proximidade com a comunidade / ouvintes)
Seleção musical ser melhor que das rádios comerciais (“músicas de mais qualidade”) - As rádios comunitárias são ouvidas através de aplicativos de celular e internet, além do aparelho de rádio convencional (casa e carro)
- Ouvintes interagem com as emissoras por WhatsApp, Internet e telefone para pedir músicas ou fazer reclamações / denúncias sobre problemas na comunidade / bairro
- Os anúncios institucionais são vistos como ”parceria” das emissoras com a comunidade (são anúncios de comércio e serviços locais)
Pontos positivos e oportunidades de melhora
- Têm informações sobre a comunidade / bairro
- Falam “a língua das pessoas”
- Apresentam seleções musicais de “mais qualidade”
- Divulgam eventos locais
- Estão em contato com subprefeituras / vereadores / “autoridades” para conduzir reclamações
- Divulgam talentos locais
- Levantam o ânimo e a autoestima (orações e louvores)
- Melhorar o sinal / há interferência / baixa cobertura
- Infraestrutura / precisaria ter instalações melhores, para receber ouvintes e convidados
Pesquisa Qualitativa
Objetivo
Entender como as rádios comunitárias estão inseridas no dia a dia dos ouvintes
Verificar o engajamento* e a relevância dos conteúdos para as comunidades
Avaliar a adequação da grade de programação às expectativas da população
* engajamento é maior para rádios comunitárias do que para grandes emissoras. Isto se dá pelo fato do conteúdo das rádios ser direcionado e específico para a região a que atende.
Metodologia
A PESQUISA FDC / RADCOM utilizou metodologias qualitativas Focus Group (Grupos Focais / Discussões em Grupo) e EPs (Entrevistas em Profundidade).
Foram utilizados roteiros, com tópicos previamente definidos, para caracterizar os ouvintes, levantando opiniões, hábitos etc.
Inicialmente foram realizados 2 Focus Groups (com 10 e 11 participantes)
O trabalho prosseguiu com EPs (Entrevistas em Profundidade) por telefone (160 EPs. Dez entrevistas por emissora)
Amostra
Foi utilizada uma amostra intencional para coletar informações qualitativas do universo dos ouvintes regulares de 19 emissoras comunitárias
Foram selecionados moradores dos bairros cobertos pelos sinais de cada uma das emissoras focadas na pesquisa
O público alvo do estudo foi de ambos os sexos (AS), classes econômicas BC (Critério Brasil) com idades entre 18 e 67 anos (18-67)
As DGs / EPs foram realizadas no período de 18 de março até 19 de junho de 2020.
Pesquisa Quantitativa
Objetivo
Levantar o grau de conhecimento de algumas rádios comunitárias e a frequência com que são ouvidas
Medir a importância atribuída às rádios e sua credibilidade
Verificar quais conteúdos o ouvinte espera ter nas emissoras
Mensurar se as rádios funcionam como fonte de informação de produtos e serviços do bairro
Metodologia
Quantitativa (questionário com perguntas fechadas)
Entrevistas foram feitas por telefone na segunda quinzena de maio/2020
Amostra
1.900 entrevistas para representar as 19 emissoras (100 entrevistas por rádio)
A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos