Sobre a Pesquisa das Rádios Comunitárias 2022
Agenda
- Objetivos
- Metodologia
- Amostra
- Ouvintes (rádios comunitárias em geral)
- Perfil
- Frequência com que ouve
- Períodos do dia em que ouve
- Gênero musical preferido
Objetivos
- Avaliar a programação e os locutores de cada uma das quinze emissoras pesquisadas.
- Verificar o conteúdo que o ouvinte consome nas rádios comerciais e comunitárias.
- Levantar os gêneros musicais preferidos.
- Obter subsídios para formatação / alteração da programação das emissoras para que possam, se desejarem, ir ao encontro das expectativas dos ouvintes.
Metodologia
- A metodologia utilizada foi a quantitativa com questionário especialmente desenhado para o projeto contendo perguntas abertas e fechadas.
- As entrevistas foram realizadas por telefone no período de fevereiro a maio de 2022 à partir de listagens fornecidas pelas emissoras.
Amostra
- A amostra total foi de 150 entrevistas sendo 10 por emissora.
- Foram focadas 15 Emissoras Comunitárias que atuam na GSP – Grande São Paulo.
- As entrevistas foram realizadas com pessoas de ambos os sexos, com idades acima de 18 e que têm o hábito de ouvir a rádio focada pelo menos uma vez por semana.
- A realização das entrevistas ocorreu à partir de listagens fornecidas pelas emissoras.
Perfil dos entrevistados
- 59% dos entrevistados foram homens.
Faixa etária
- A maioria dos entrevistados têm 45 anos ou mais.
Frequência com que ouve
- 70% Dos entrevistados ouvem rádios comunitárias 3 ou mais vezes por semana.
Período
- As rádios comunitárias são ouvidas nos períodos da manhã e tarde na mesma proporção
- 24% dos entrevistados também ouvem as emissoras à noite.
Gênero de música preferido
- O gênero preferido pelos ouvintes é o gospel (27%) seguido pelo sertanejo (20%) e MPB (17%).
Obs.: Importante ressaltar que a preferência por gênero musical varia bastante entre os ouvintes de cada emissora (para um melhor entendimento veja os dados específicos de cada emissora).