Pesquisa Qualitativa (Focus group) – 2025 Rádios Comunitárias

OBJETIVOS E METODOLOGIA

  • Avaliar a programação das emissoras focadas coletando subsídios para seu aprimoramento.
  • A metodologia utilizada foi qualitativa – focus group (realização de discussões de grupos on line).
  • Os grupos foram recrutados a partir de listagens fornecidas pelas emissoras participantes.
  • Foram realizadas 20 reuniões on line (Focus Group) com ouvintes de programas veiculados por emissoras de rádios comunitárias da Grande São Paulo.
  • As reuniões tiveram início no final de 2024 (dezembro) e se estenderam durante o primeiro semestre de 2025.
  • Cada reunião abordou um programa / emissora.
  • Os tópicos abordados foram:
    – Quantidade de episódios ouvidos
    Devices utilizados para ouvir ao programa
    – Formato do programa
    – Aspectos que impressionaram
    – “descobertas” feitas ao ouvir o programa
    – Oportunidades de melhorias
    – “Conselho(s)” para a emissora (geral)
    – Sugestões de temas (para novos programas)

EMISSORAS FOCADAS

  • As emissoras focadas foram:

    – Águia Dourada
    – Alvorada
    – Casa Verde
    – Caminho para a vida
    – Cantareira
    – Conexão
    – Dalila
    – Everest
    – Futura
    – Itaquera
    – Inteiração
    – Jaraguá
    – Libertação
    – Onda
    – Paz
    – Star Sul
    – Soul Vida
    – Tiradentes
    – Tucuruvi
    – Vila Alpina

Rádios Comunitárias Participantes

Divulga RadCom Sp